Wednesday, May 30, 2007

Manual de Carreira - A Imagem

Podemos pensar no profissional, dentro do mercado de trabalho, como um produto. Como tal, podemos aplicar a ele todos os conceitos de marketing. Como qualquer produto ele tem um certo conteúdo e um certo seu valor. Como aumentar esse valor? Caprichando no visual e ressaltando os pontos bons (porque os pontos ruins serão ressaltados pela concorrência). Um fator que influencia a nossa percepção do produto é a frequencia com que o vemos. Os produtos mais vistos são os mais lembrados. É importante ser visto, cuidando de não se exagerar na dose, para não se tornar ridículo, nem na frequencia, para não se tornar maçante.
No mercado de consumo, um bom produto parece valer mais do que custa e oferecer mais do que promete. Da difusão e da confirmação dessas idéias depende a fidelidade do consumidor. Lembre-se que uma empresa não faz propaganda da outra. Seus colegas estão fazendo o próprio marketing pessoal, não espere que eles divulguem suas qualidades. Você nunca deve perder uma oportunidade de aparecer. Mas para aparecer é preciso realizar antes. Senão é propaganda enganosa.

No comments: