Sunday, May 27, 2007

Manual de Carreira - Entrevista II

As perguntas feitas nas entrevistas seguem um padrão recorrente. Seria muito pouco provável que o entrevistador criasse uma série exclusiva de perguntas para cada candidato. Sendo assim, é possível estar razoavelmente preparado para as perguntas mais comuns. Por exemplo:

1) Se for solicitado que você fale um pouco sobre si mesmo, você não deve se estender por mais de dois minutos.
2) O que você espera de nossa empresa? Oportunidades.
3) Qual seu maior defeito? Tenho tal defeito, mas estou procurando me corrigir.
4) Onde você se vê daqui a cinco anos? Nesta empresa.
E daqui a dez? Também.
5) Por que você se considera o melhor candidato para esta vaga? Não me considero, mas tenho certeza de que não irei decepcionar.
6) Alguma coisa que você gostaria de acrescentar? Sim, gostaria que o senhor me desse um par de sugestões para que eu pudesse começar neste trabalho com o pé direito.

Importante: diferentemente do que a maioria dos candidados pensa, "perfeccionismo" não é uma qualidade que parece um defeito. É um defeito, mesmo. Um perfeccionista é alguém difícil de se conviver.

Uma sugestão de Max: no dia seguinte à entrevista, mande uma cartinha de agradecimento ao entrevistador. No caso de três ou quatro candidatos terem se saído bem na entrevista, essa carta pode ser o fator de desempate.

No comments: