Monday, January 30, 2006

Abandono






Se você tiver a oportunidade de frequentar os pátios dos aeroportos brasileiros vai ver algo que só uma incompetência geral e escandalosamente obscena permite: as aeronaves das finadas VASP e TRANSBRASIL apodrecendo ao relento.

Muitas vezes a visão só é possível do ar, quando nosso avião decola, permitindo que, de relance, vejamos as aeronaves abandonadas agrupadas nas regiões mais distantes do pátio, numa tentativa infantil de se esconder o atestado de uma política, que se não é deliberadamente destrutiva, é omissa na gestão do interesse comum; prejudicando tanto aos credores, quanto às companhias aéreas devedoras.

Não se questiona de quem é a culpa pelo naufrágio dessas empresas, se houve má condução dos negócios ou se foram vítimas de equívocos tarifários, cambiais ou fiscais. Enquanto se discute se houve ou não má gestão, as empresas deveriam ter continuado funcionando sob intervenção, ou poder-se-ia ter optado pela cessão de linhas e aeronaves, continuando a gerar receita e preservando o capital representado pelos aviões.

Optou-se entretanto pela paralização das atividades e pela entrega das aeronaves à depreciação acelerada. Milhões que poderiam abater os passivos das companhias estão se transformando em ferro-velho nos aeroportos, sob o olhar conivente da sociedade.

A constatação do fato extrapola a si mesma. Mostra o descaso escabroso com que são conduzidas as questões que envolvem os interesses nacionais.

Descaso inzoneiro e bananeiro, é o Brasil brasileiro.

No comments: